quinta-feira, 4 de junho de 2009

COMO EVITAR A TENDINITE?

Companheira constante na vida de muitas pessoas, a tendinite, aquela dor chata nos punhos e braços, que, muitas vezes, pode chegar até aos ombros, pode ser amenizada e até evitada com medidas simples e fáceis no nosso dia-a-dia.
A fisioterapeuta e coordenadora área de saúde ocupacional do Senac São Paulo, Beatriz Furlaneto, explica que a tendinite é a inflamação nos tendões. “Movimentos repetitivos são a principal causa do aparecimento da tendinite, que, hoje, é muito freqüente nos punhos, por causa do trabalho com o mouse e teclados no computador, por exemplo”.
Pessoas que operam máquinas e trabalham em linhas de produção, sempre fazendo movimentos iguais têm grandes chances de desenvolver a tendinite.
Para evitar esse incômodo, que pode se tornar uma doença grave ao ponto de impossibilitar a volta ao trabalho, são necessários apenas alguns minutos de dedicação diária.
“É importante, antes de iniciar o trabalho, fazer exercícios de alongamento da região dos braços e punhos. Além disso, observar o local de trabalho também é importante. Para quem fica no computador, por exemplo, é importante ter apoio para os braços em frente ao teclado e para a mão que está no mouse, que deve variar entre o lado direito e esquerdo”, explica Beatriz.
A fisioterapeuta destaca ainda a importância de fazer pequenas pausas durante o período de trabalho, o que ajuda no relaxamento da musculatura.


A adoção de pequenos hábitos no dia-a-dia pode prevenir o aparecimento da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário